quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Visita ao Alto do Moura - Caruaru





A Turma de Educação de Jovens e Adultos - EJA I da Professora Edvaneide Cosme Vieira realizou uma vista ao  ALTO DO MOURA em Caruaru. Terra de muita riqueza cultural, foi uma experiência maravilhosa, cheia de descobertas para nossos alunos. Conhecer a história de Mestre Vitalino e seus seguidores e ver de perto essa cultura enriqueceu o conhecimento de todos os participantes.

Severino Vitalino: irmão de Mestre Vitalino
"Vitalino Pereira dos Santos, Mestre Vitalino, consagrou-se com sua arte de fazer bonecos em Caruaru, onde nasceu, perto do rio Ipojuca, em 1909. Seu pai, humilde lavrador, preparou o forno para queimar peças de cerâmica que sua mãe fazia, para melhorar o orçamento familiar.
Sua mãe artesã, preparava o barro que ia buscar nas margens do rio Ipojuca. Depois, sem usar o torno, ia fazendo peças de cerâmica utilitária, que vendia na feira. Levava a cerâmica nos caçuás (cestos grandes) colocados nas cangalhas do jegue (burrico).
Ainda pequeno, Vitalino ia modelando boizinhos, jegues, bonecos, pratinhos com as sobras do barro que sua mãe lhe dava, para que não atrapalhasse e ao mesmo tempo se divertisse.
Quando a mãe colocava as peças utilitárias para "queimar" no forno, ele colocava no meio as suas figurinhas, suas miniaturas.Os seus pais iam à feira semanal, o pai carregava os frutos do trabalho agrícola, a mãe carregava o jegue com os caçuás, para levar a terra trabalhada - a cerâmica utilitária. O menino Vitalino levava o produto de sua "reinação", da sua brincadeira e vendia."













0 comentários:

Postar um comentário