Aconteceu hoje pela manhã o nosso II Encontro deste ano com a "Família na Escola" na EENB. Aproveitamos para explorar o tema da Cultura Afro-Brasileira com base no Projeto A Cor da Cultura. Nossos alunos e professores estudaram e pesquisaram a cultura africana: danças, ritmos, culinária, entre outros. Um dos pontos principais das questões em sala foi o Preconceito Racial, sub-tema do projeto de maior expressão dos alunos que buscaram nos textos, músicas e paródias, uma forma de dizer NÃO ao preconceito racial.
As professoras das 2ª séries A e B: Emília e Marinalva estudaram e exploraram por meio de um jogral sobre o conto infantil "O Patinho Feio" a perspectiva do olhar na questão do preconceito.
Conto Infantil: O Patinho Feio" que trata da questão do preconceito. |
As professoras das 3ª séries A e B: Sônia, Deyse e Juliane voltaram sua atenção para os ritmos africanos, especialmente a CAPOEIRA, criado desde a época da escravidão. Como o também, envolveram seus alunos na temática sobre o Preconceito Racial. Segue abaixo uma paródia criada por seus alunos.
CAPOEIRA: ritmo africano |
PARÓDIA
O preconceito já passou
Ninguém merece passar
e o tal do preconceito
não pode mais continuar
e eu não vou te enganar
eu já sofri e já chorei
e o mundo foi demais pra mim
é ruim sem amor
isso agora tem que ter fim.
Mas já acabou
esse preconceito já passou
acabou foi fatal
na sociedade não tem espaço pra esse mal
esquecendo o que eu vivi
eu agora sou feliz.
O sofrimento passado
me deixou sem esperanças e desanimado
sem ter oportunidade
vi a crueldade humana e tive a vida por um triz
tudo bem já passou
Só Deus sabe o que eu sofri.
Autores: alunos das 3ª séries A e B.
"Diga não ao preconceito,
ele é uma droga pra sociedade!
Amizade e respeito não tem cor!"
As turmas do 1° Ano, 2° Ano A e B e 2ª série C das Professoras: Alcilene e Rafaela, Alaíde, Fátima e Glauceni exploraram o tema da cultura afro-brasileira com teatro de fantoches, jogral, música e danças como capoeira, samba e hip hop. Baseados nos textos das autoras: Ana Maria Machado "Menina Bonita do Laço de Fita" e Luísa Ducla Soares " Meninos de todas as cores" os alunos apresentaram de forma lúdica a questão do preconceito racial.
"Era uma vez uma menina linda, linda. Os olhos dela pareciam azeitonas pretas, daquelas bem brilhantes. Os cabelos eram enroladinhos e bem negros, feito fiapos de noite. A pele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra quando pulava na chuva."
Trecho extraído do livro: "Menina Bonita do Laço de Fita".
Ana Maria Machado
"Quando o menino voltou à sua terra de meninos brancos, dizia:
É bom ser branco como o açúcar
amarelo como o Sol
preto como as estradas
vermelho como as fogueiras
castanho da cor do chocolate."
Trecho extraído do livro: " Meninos de todas as cores"
Luísa Ducla Soares
Sob a coordenação da Professora Érica Rodrigues, o 2° Encontro da Família na Escola no turno da tarde aconteceu numa Palestra com o tema: DROGAS com a participação do Dr. Marcos (delegado aposentado) que vem desempenhando um papel muito importante na Secretaria de Educação com o Projeto VOLTEI. Considerando que essa temática foi bastante explorada no mês de setembro como tema do desfile cívico, a visita do Dr. Marcos foi de extrema importância para se tratar com os pais de nossos alunos. Por isso, agradecemos sua atenção para conosco.
0 comentários:
Postar um comentário