domingo, 6 de maio de 2012

Dia Nacional da Caatinga

* DIA NACIONAL DA CAATINGA COMEMORADO NO
COMPLEXO ECOTURÍSTICO KARAWA TÃ *

A EENB esteve presente neste evento: com certeza!

O dia 28 de abril é tido como o Dia Nacional da Caatinga, também conhecida como “mata branca”, é o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta. Este nome decorre da paisagem esbranquiçada apresentada pela vegetação durante o período seco: a maioria das plantas perde as folhas e os troncos tornam-se esbranquiçados e secos. (Fonte: Wikipédia)

Em comemoração ao Dia Nacional da Caatinga, o Complexo Ecoturístico Karawa ta, organizou um evento com cerca de 200 estudantes da Rede Municipal de Gravatá e da Casa de Frei Francisco (Recife).

Iniciando a manhã, os alunos contaram com uma mini palestra do professor do curso de Ciência Ambiental da UFPE, Lucivânio Jatobá, onde ele explicou sobre o bioma da caatinga, que é predominante na região do Karawa tã, como ele se desenvolve e a importância de preservarmos essa mata branca.

“Nós somos todos irmãos da lua, do sol, dessa mata! Estamos todos ligados e devemos ajudar na preservação do planeta, do meio ambiente que nos dá uma vida mais saudável”, disse o cronista do Jornal do Commercio, Gustavo Krause, ex-Ministro da Fazenda e do Meio Ambiente.

Krause foi presitgiar o evento pois foi graças a ele e o arquiteto Paulo Roberto Barros que surgiu o complexo do Karawa tã. Gustavo que também foi Governador de Pernambuco e Prefeito do Recife, animou os alunos visitantes com palavras de incentivo a preservação da caatinga.
 
Após a palestra o Prefeito Ozano Brito cumprimentou os alunos, professores e autoridades presentes e parabenizou as palavras incentivadores do ex-Ministro.

“É importante as pessoas valorizarem o que a natureza os oferece. Fico muito feliz em saber que existem pessoas preocupadas com a humanidade. Gravatá tem o privilegio de ter esse bioma da caatinga tão próximo da área urbana. Nós temos um compromisso grande com o futuro do meio ambiente em que vivemos. Parabenizo a todos que tem essa visão de futuro, para construirmos um planeta melhor”, disse Ozano.

Em seguida, os alunos foram divididos em grupos para fazerem um trilha pelo Complexo Ecoturístico, com duração de cerca de 1h. Na volta eles tiveram um descanso para o lanche, encerrando assim o passeio ecológico pelo Karawa tã e sua mata branca.

Para saber mais sobre o Complexo Ecoturístico do Karawa Tã acesse o site:

http://www.karawata.com.br/apresentacao/index.html


















Agradecimentos a Prefeitura de Gravatá, a nossas queridas Coordenadoras
Sandra Morais e Érica Rodrigues e ao Professor Paulo Fernando,
 sempre atuante em nossa escola.

0 comentários:

Postar um comentário