terça-feira, 8 de outubro de 2013

8 de outubro – Dia do Nordestino

 



Hoje, dia 8 de outubro, é comemorado no Brasil o Dia do Nordestino.


O dia 8 de outubro é considerado, por lei, o Dia do Nordestino, na cidade de São Paulo. A comemoração foi instituída por meio da Lei 14.952/2009, que fixa a data em homenagem ao centenário do nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, poeta popular, compositor e cantor cearense.
Além de ser a data em que se comemora o Dia do Nordestino, na Região Nordeste, em homenagem ao poeta, músico e compositor, o maranhense Catullo da Paixão Cearense, que nasceu em São Luís no dia 8 de outubro de 1863. Com lei, a data entrou para o Calendário Oficial de Eventos do Município.
A homenagem foi criada em São Paulo, por ser a cidade onde vive o maior número nordestinos de todo o Brasil, fora o próprio Nordeste. Mesmo com a marcante presença de migrantes nordestinos (de diferentes Estados), não havia, em São Paulo, uma data em que a comunidade pudesse comemorar.
Esta data comemorada no município, é um modo de diminuir o preconceito sofrido por muitos nordestinos que migram para o sul do país, mostrando o valor cultural e social dos diferentes povos do nordeste brasileiro.

História

O Nordeste foi primordialmente habitado pelos homens da Pré-História, teriormente pelos índios, que antes da colonização ajudavam os europeus na extração do pau-brasil em troca de especiarias, era o escambo; mas foi durante o período de colonização que eles foram sendo incorporados ao domínio europeu ou eliminados, devido as constantes “batalhas” contra os senhores de engenhos.
A região foi o palco do descobrimento (termo utilizado para se referir ao início do processo de colonização do Brasil), os primeiros colonizadores foram os portugueses que chegaram no dia 22 de abril de 1500, ao comando de Pedro Álvares Cabral, na atual cidade de Porto Seguro, no estado da Bahia.

 

0 comentários:

Postar um comentário