sexta-feira, 13 de abril de 2012

Sanhaçu - 8ª série


O Professor de Ciências Paulo Fernando da Silva planejou uma aula passeio à fábrica da Cachaça Orgânica SANHAÇU, localizada no município de Chã-Grande, junto a sua turma da 8ª série do turno da tarde, com o objetivo de perceber a importância do crescimento dos produtos orgânicos para o bem da humanidade, mesmo quando esse produto trata-se de uma cachaça e levar os alunos a um conhecimento crítico e construtivo dentro das aprendizagens desenvolvidas na aula passeio; justificando-se a introdução da Química em seus novos conhecimentos e nada melhor do que receber informações de novos produtos fabricados sem a presença química. 

E foi assim que aconteceu ... na tarde desta sexta-feira dia 13 às 14 horas, um grupo de 25 alunos acompanhados do Professor Paulo Fernando e da Gestora da escola Cláudia Varela seguiram para a fábrica da Sanhaçu e se encantaram com a beleza e a riqueza do aprenderam por lá ...







"Você sabia que ... Whisky, conhaque, vodca, tequila, rum, gim e grappa também são aguardentes? Cachaça é a denominação exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38 a 48% v/v (volume volátil) a 20%, obtida da destilação do caldo de cana-de-açúcar fermentado, com características sensoriais peculiares, podendo ser ou não adicionada de açúcares em até 6g/l. Então, toda cachaça é uma aguardente, mas nem toda aguardente é cachaça." 





A cachaça Sanhaçu é produzida na propriedade da família Barreto Silva, em Chã Grande, na região da Zona da Mata de Pernambuco, a 15 km de Gravatá e 85 km de Recife. A família trabalha com agricultura orgânica desde 1993. Durante esse tempo foi implantado o sistema agroflorestal que hoje se encontra bastante desenvolvido já podendo encontrar alguns exemplares de árvores nativas da Mata Atlântica.





A cana-de-açúcar é moída com no máximo 24 horas depois de cortada e fermentada em dornas de inox com leveduras desenvolvidas e multiplicadas naturalmente. A destilação ocorre em alambiques de cobre, o que propicia características especiais de aroma e sabor.
A cachaça Sanhaçu é composta apenas de cana-de-açúcar. Na composição do nosso produto, desde a colheita da cana até o engarrafamento, não há presença de aditivos, conservantes, corantes ou qualquer outro produto de natureza química.





"Você sabia que ... A Sanhaçu é a primeira cachaça orgânica certificada de Pernambuco? Não utiliza aditivos químicos no plantio, como agrotóxicos, e em nenhuma das etapas do processo de fabricação, como fermento químico, corante, conservante, etc. Além disso, normas trabalhistas, sanitárias e ambientais são respeitadas. Há uma rigorosa gestão de todos os resíduos gerados (lixo), com designação exata dos destinos para a reutilização e reciclagem."



A cachaça Sanhaçu é produzida em alambique de cobre e possui características especiais que a distinguem das demais bebidas, principalmente das cachaças industriais. Como em toda boa cachaça, seu aroma e paladar dependem de inúmeros cuidados que começam no plantio da cana e passam pelo armazenamento até o envase.

Buscando harmonia com a natureza e causando o mínimo de impacto ambiental a Sanhaçu tem uma preocupação especial com os resíduos que produz. Cerca de 1/3 do bagaço produzido serve de combustível para a caldeira, não sendo necessário utilizar lenha. Os 2/3 restantes do bagaço são aguados com vinhoto e quando acrescidos de algumas substâncias, inclusive as cinzas produzidas pela caldeira, formam um excelente adubo orgânico, voltando para o canavial.
A cabeça e a cauda da cachaça, que são cachaças de má qualidade, são destiladas novamente em um outro alambique (coluna de álcool), e transformadas em vinagre de álcool.
Toda a água necessária no resfriamento durante a produção da cachaça é reutilizada proporcionando um reaproveitamento de 90%.
Em momento algum da produção existe bombeamento do caldo-de-cana, do fermentado ou da cachaça, reduzindo assim a possibilidade de contaminação e do consumo de energia, o que é um procedimento ecologicamente correto.






As cachaças Sanhaçu fazem parte de um projeto de produtos orgânicos derivados da cana-de-açúcar no qual a família Barreto Silva coloca o seu coração. Quatorze anos de experiência com cultivo orgânico e três anos de pesquisa e formação técnica se passaram até o lançamento do primeiro lote de cachaças no mercado.











"Você sabia que ... Dependendo da escala de produção de destilação pode ser realizado em alambiques (pequena e média escalas) ou em colunas de destilação (média e grande escalas)? Na cachaça de alambique, a habilidade do profissional é decisiva, para ser possível separar bem a parte mais nobre da destilação, chamada de coração, dos elementos secundários, encontrados na cabeça e cauda. O coração equivale, em média, a 80% da destilação - é a parte central. A cabeça e a cauda correspondem em média a 8% e 12%, do total destilado. A Sanhaçu é uma cachaça artesanal, destilada em alambique de cobre."








Otto Barreto Silva e sua esposa, proprietários da Sanhaçu,
 junto ao Professor Paulo e a Gestora Cláudia.
Nosso agradecimento aos que fazem a Cachaça Sanhaçu, especialmente ao Senhor Otto Barreto e sua funcionária Cleide que nos atenderam de forma maravilhosa. Temos certeza que o aprendizado desta tarde ficará registrado pra sempre!

Um agradecimento especial a Secretaria de Educação
que nos cedeu o transporte para nossa aula passeio.
Mais informações, acesse: http://www.sanhacu.com.br/  

0 comentários:

Postar um comentário