sexta-feira, 24 de junho de 2011

História do São João





Quer conhecer um pouco da cultura da nossa terra? Então leia com atenção: conta a história que as festas juninas começaram em comemoração à fartura das colheitas, onde fazia-se uma grande festa para agradecer a fertilidade da terra. Essa festa era realizada  no dia vinte e quatro de junho. Aos poucos a festa foi difundida por todo o Brasil, tendo chegado ao nosso país através da colonização portuguesa. Nessa data o milho está em evidência em nossas plantações, sendo a base de todos os alimentos consumidos nesta época: a canjica, a pipoca, a pamonha, o bolo de milho, milho cozido.


FORRÓ é uma dança popular de origem nordestina. Segundo Luiz Câmara Cascudo, a palavra forró deriva da abreviação de forrobodó, que significa arrasta-pé, confusão, farra.

BAIÃO é um ritmo de dança popular da região Nordeste do Brasil, derivado de um tipo de lundum (gênero musical contemporâneo - é uma dança brasileira de natureza híbrida, criada a partir dos batuques dos escravos bantos), denominado "baiano".

QUADRILHA é uma dança de casais, feita através de um animador que vai pronunciando frases enquanto os demais participantes se movimentam de acordo com as mesmas.

COCO é um ritmo e o nome refere-se ao som que faz ao dançá-lo, batendo os pés e mãos.

XAXADO é uma dança popular brasileira originada nas regiões do agreste e do sertão do estado de Pernambuco, muito praticada pelos cangaceiros da região, em celebração às suas vitórias.

0 comentários:

Postar um comentário