quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

CAROLINA NA FOLIA


CAROLINA NA FOLIA: é o nome do bloco carnavalesco criado por Edgar Nunes Batista em 1959 e que abrilhantou os antigos carnavais da nossa querida Gravatá! 

Conheça um pouco de sua história:

NO CARNAVAL DO ANO DE 1958 NASCIA UMA TROÇA CARNAVALESCA DENOMINADA “CAROLINA NA FOLIA”. ORGANIZADO POR EDGAR NUNES BATISTA E SEUS AMIGOS QUE SENTIRAM A NECESSIDADE DE ANIMAR AINDA MAIS OS CARNAVAIS DE GRAVATÁ, O BLOCO ERA MARCADO POR UMA BONECA GIGANTE CRIADA PELO PRÓPRIO EDGAR NUNES: MEDINDO 2,75 METROS DE ALTURA, FISIONOMIA GROSSEIRA E CORPO FACEIRO, ASSIM ERA CAROLINA, CUJA TABULETA QUE ACOMPANHAVA COMO ESTANDARTE LEVAVA A SEGUINTE MENSAGEM: “CAROLINA NA FOLIA”. UMA ORQUESTRA COMPOSTA DE UMA SANFONA, UM TROMPETE, DOIS VIOLÕES, UM PANDEIRO, UM TRIÂNGULO, UM GANZAR E UM TAMBORIM ACOMPANHAVAM OS FOLIÕES PELAS RUAS DA CIDADE CAUSANDO MUITA ALEGRIA.
EM 1960, “CAROLINA NA FOLIA” GANHOU UMA SEDE, ONDE OS BAILES DE CARNAVAL ERAM REALIZADOS NUM SALÃO DESDE O SÁBADO DE ZÉ PEREIRA ATÉ A TERÇA-FEIRA, ÚLTIMO DIA DA FOLIA. GRANDE ERA O ENTUSIASMO E A HARMONIA DOS COMPONENTES DA TROÇA.
OS ANOS FORAM PASSANDO... EM 1961, CAROLINA PASSAVA NAS RUAS AGITANDO O POVO DE GRAVATÁ. EM 1962, POR FALTA DE ENTUSIASMO DOS COMPONENTES DA TROÇA, A CAROLINA NÃO SE APRESENTOU. EM 1963 FALECIA O PAI DE EDGAR NUNES E POR MOTIVO DE LUTO NÃO HOUVE A APRESENTAÇÃO DA TROÇA. FINALMENTE EM 1964, COM A AJUDA DO COMÉRCIO E DA INDÚSTRIA LOCAL, CAROLINA SAIU NAS RUAS, NÃO MAIS COMO UMA SIMPLES TROÇA, MAS COMO UM CLUBE CARNAVALESCO... ES ASSIM ENCERROU SUA HISTÓRIA.
(TEXTO EXTRAÍDO DOS ESCRITOS EDGAR NUNES BATISTA)

0 comentários:

Postar um comentário