terça-feira, 10 de dezembro de 2013

10 de Dezembro - Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos

                                                   




Foi em 1950, que a Assembleia Geral das Nações Unidas convidou todos os Estados e organizações interessados a celebrar, a 10 de Dezembro, o Dia dos Direitos Humanos. Nesse Dia, em 1948 foi aprovada, pela Assembleia Geral, a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
O documento nasceu após anos de delicadas negociações entre os membros da Comissão de Direitos Humanos e a Assembleia Geral das Nações Unidas. Surgiu numa época de pós-guerra e foi importante para a paz e o entendimento entre os povos.
Constituída por 30 artigos, é a base legal para o Direito em quase todo o mundo e serviu como inspiração para a elaboração das Constituições de vários países. Apesar de já terem passado várias décadas desde a sua elaboração, o seu texto é atual apesar dos seus valores fundamentais como por exemplo o direito ávida e à liberdade, serem constantemente violados.
Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade. Sendo este o primeiro artigo inspirador da declaração, a Declaração Universal dos Direitos Humanos mantém-se até hoje como uma ferramenta essencial para a construção de um mundo mais digno e feliz.

0 comentários:

Postar um comentário