sexta-feira, 16 de novembro de 2012

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Sociedade Musical XV de Novembro


Parabéns pelos seus 117 Anos!

INFORMATIVO



Prefeitura decreta Ponto facultativo nesta sexta-feira 16/11/12. Por este motivo, não haverá aula e nem expediente na secretaria de nossa escola.

Proclamação da República




Introdução No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais em processo. Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo, que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais.
Crise da Monarquia 
A crise do sistema monárquico brasileiro pode ser explicada através de algumas questões:
- Interferência de D.Pedro II nos assuntos religiosos, provocando um descontentamento na Igreja Católica;
- Críticas feitas por integrantes do Exército Brasileiro, que não aprovavam a corrupção existente na corte. Além disso, os militares estavam descontentes com a proibição, imposta pela Monarquia, pela qual os oficiais do Exército não podiam se manifestar na imprensa sem uma prévia autorização do Ministro da Guerra;
- A classe média (funcionário públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas, comerciantes) estava crescendo nos grandes centros urbanos e desejava mais liberdade e maior participação nos assuntos políticos do país. Identificada com os ideais republicanos, esta classe social passou a apoiar o fim do império;
- Falta de apoio dos proprietários rurais, principalmente dos cafeicultores do Oeste Paulista, que desejavam obter maior poder político, já que tinham grande poder econômico;
Diante das pressões citadas, da falta de apoio popular e das constantes críticas que partiam de vários setores sociais, o imperador e seu governo, encontravam-se enfraquecidos e frágeis. Doente, D.Pedro II estava cada vez mais afastado das decisões políticas do país. Enquanto isso, o movimento republicano ganhava força no Brasil.
A Proclamação da República 
No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.
Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Aula-Passeio para Caruaru


Na manhã do dia 14/11/12 realizamos uma Aula- Passeio a Caruaru com o grupo de alunos da EENB que participaram das apresentações da Banda Marcial Edgar Nunes Batista da nossa escola no dia 7 de setembro deste ano: AÇÃO DO PDE-INTERATIVO. O evento abordava a temática dos 100 Anos de Luiz Gonzaga - Rei do Baião. Visitamos o Museu Luiz Gonzaga, localizado no Pátio de Eventos; logo depois fomos conhecer a Casa Museu do Mestre Vitalino no Alto do Moura. Nossos alunos ficaram encantados com a riqueza dos conhecimentos adquiridos. Para encerrar, levamos o grupo para um momento de descontração no North Shopping: lanche, brincadeiras e muitas risadas! Valeu turma! Vocês merecem! Um agradecimento especial ao Professor Paulo Fernando, a Coordenadora Elzeni Terezinha, a Diretora Cláudia Varela e nosso coreógrafo Jó Silva que nos acompanharam nesta aula que e vai deixar muitas saudades.

CARUARU: Nossa 1ª parada: Museu de Luiz Gonzaga no Pátio de Eventos.














ADÉLIO LIMA: 
Ator caruaruense que protagoniza o Rei do Baião no Filme: Gonzaga - de Pai pra Filho!
Este artista renomado de nossa terra estava lá no museu e a turma aproveitou nos flashes!










Vitalino Pereira dos Santos - MESTRE VITALINO
1909-1963
Nossa 2ª parada: ALTO DO MOURA - CASA MUSEU DO MESTRE VITALINO.
Este senhor é Severino Vitalino, filho do mestre Vitalino,
que nos recebeu na Casa Museu do Mestre Vitalino. 






Professor Paulo Fernando inaugurando a câmera da escola,
adquirida com recursos do PDE-INTERATIVO. Filmando tudo!!!




Severino Vitalino continua até hoje seguindo o exemplo de seu Pai Mestre Vitalino.



Nossa próxima parada! Tudo de bommm!
























VALEU TURMA!