segunda-feira, 30 de setembro de 2013

30 de Setembro Dia da (o) Secretária (o)

RecadosOnline




 Em setembro, mais precisamente no dia 30, comemora-se o Dia da (o) Secretária (o). A esses profissionais tão indispensáveis às vidas de parlamentares, chefes de gabinetes, diretores e demais colegas de trabalho, a homenagem da E.E.N.B.

 Nesse dia, aproveite para agradar sua (seu) secretária (o), mostre que a (o) valoriza. Pois, afinal, é ela (ele) quem cuida de sua vida profissional mas, muitas vezes da pessoal também. Ou você não admite que já recorreu à eficiência e desprendimento da (o) secretária (o) para marcar um horário com o dentista? Elas (eles) acabam tornando-se "babás". Tanto, que quando precisam se ausentar, você parece ficar perdido. Sem rumo, não sabe mais com quem havia agendado reuniões e outros compromissos ou para quem deveria retornar aquele telefonema importantíssimo.


  Por essas e tantas outras situações, ofereça um cafezinho, mande flores, dê toda a atenção para quem está sempre aí ao seu lado, alerta para solucionar qualquer "pepino": a sua secretária ou o seu seceretário! 






quinta-feira, 12 de setembro de 2013

DESFILE CÍVICO - ESCOLA EDGAR NUNES BATISTA




  A nossa cidade está de parabéns pelo belíssimo Desfile Cívico deste ano. Nossa Escola agradece o apoio do Prefeito Bruno Martiniano e da Secretária de Educação Francisca Nogueira que não mediram esforços pra abrilhantar esta festividade cívica .
  As gestoras da escola Edgar Nunes Batista Susana Batista e Gisele Quitéria, parabenizam e agradecem aos nossos professores, alunos,pais , funcionários, ao Maestro e Professor José Bezerra e seus colaboradores Jorginho e Valter, como também ao coreógrafo Carlos Leandro que contribuíram com a realização do 
desfile cívico da nossa escola.
Estamos todos de parabéns! Nossa escola esteve linda.






































sexta-feira, 6 de setembro de 2013

7 de Setembro - Dia da Independência do Brasil





No Brasil, todo mundo sabe que 7 de setembro é feriado. Mas será que as pessoas conhecem o porquê das comemorações nesta data, qual a importância para os brasileiros e o qual a história cultural contada neste período?

É claro que a maioria sabe que a data revela a independência, em vários sentidos, do nosso País, que antes era comandado por Portugal. Por outro lado, algumas pessoas dizem que não lembram ou preferem não comentar sobre o assunto. Sendo assim, os professores devem incentivar seus alunos a buscarem mais conhecimentos sobre os momentos históricos do Brasil.


A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Como exemplo, podemos citar o caso mais conhecido, ocorrido com Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.


Dia do Fico




Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta ideia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico.”


O processo de independência


Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram á metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. Assim, D. Pedro convocou uma Assembleia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou ainda, que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. A partir daí, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.


O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembleia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.


As notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando ele estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou: " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. Em dezembro do mesmo ano, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.


Sagrado Hino Nacional


O hino nacional foi um dos símbolos usados na formação da identidade brasileira. Sua parte musical já existia e era tocada, por exemplo, durante a Guerra do Paraguai (1864-1870) para motivar os cerca de 80 mil combatentes brasileiros que participaram da campanha. A música composta entre 1822 e 1823 por Francisco Manuel da Silva chamava-se “Marcha Triunfal” e celebrava a Independência do país. Antes de chegar à versão atual, ele teve duas letras diferentes durante o Império.


De lá até o período da ditadura militar (1964-1985), o hino foi, ou por conta de um genuíno sentimento nacionalista ou em função da imposição oficial, tratado como algo “sagrado” e saber sua letra e como se portar durante sua execução era uma obrigação patriótica.


Curiosidade


A letra do hino nacional do Brasil foi escrita por Joaquim Osório Duque Estrada (1870 – 1927) e a música é de Francisco Manuel da Silva (1795-1865). Tornou-se oficial no dia 1 de setembro de 1971, através da lei nº 5700.


Existe uma série de regras que devem ser seguidas no momento da execução do hino. Deve ser executado em continência à Bandeira Nacional, ao presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal e ao Congresso Nacional. É executado em determinadas situações, entre elas: cerimônias religiosas de cunho patriótico, sessões cívicas e eventos esportivos internacionais.




Letra do Hino Nacional Brasileiro
I
OUVIRAM DO IPIRANGA AS MARGENS PLÁCIDAS
DE UM POVO HERÓICO O BRADO RETUMBANTE,
E O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FÚLGIDOS,,
BRILHOU NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE.
SE O PENHOR DESSA IGUALDADE
CONSEGUIMOS CONQUISTAR COM BRAÇO FORTE,
EM TEU SEIO, Ó LIBERDADE,
DESAFIA O NOSSO PEITO A PRÓPRIA MORTE!


Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!


BRASIL, UM SONHO INTENSO, UM RAIO VÍVIDO
DE AMOR E DE ESPERANÇA À TERRA DESCE,
SE EM TEU FORMOSO CÉU, RISONHO E LÍMPIDO,
A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE.
GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA,
ÉS BELO, ÉS FORTE, IMPÁVIDO COLOSSO,
E O TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA.


TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU,BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!


II
DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO,
AO SOM DO MAR E À LUZ DO CÉU PROFUNDO,
FULGURAS, Ó BRASIL, FLORÃO DA AMÉRICA,
ILUMINADO AO SOL DO NOVO MUNDO!
DO QUE A TERRA MAIS GARRIDA,
TEUS RISONHOS, LINDOS CAMPOS TÊM MAIS FLORES;
"NOSSOS BOSQUES TEM MAIS VIDA,"
"NOSSA VIDA" NO TEU SEIO "MAIS AMORES".


Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!.


BRASIL, DE AMOR ETERNO SEJA SÍMBOLO
O LÁBARO QUE OSTENTAS ESTRELADO,
E DIGA O VERDE-LOURO DESSA FLÂMULA
PAZ NO FUTURO E GLÓRIA NO PASSADO.
MAS, SE ERGUES DA JUSTIÇA A CLAVA FORTE,
VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA,
NEM TEME, QUEM TE ADORA, A PRÓPRIA MORTE.


TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU, BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!
 

21 de setembro dia da árvore



21 de Setembro Dia da Árvore Quando pensamos em desistir a natureza... 


No Brasil, o Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro, em função da véspera da primavera. É nesta estação que as árvores ficam repletas de folhas verdes e, em muitas delas, surgem lindas flores.



Árvore é vida


Árvore, fonte de vida

Fonte de amor

Fonte de sobrevivência

Para aqueles que têm consciência

A árvore produz fruto para alimentar

Que jamais pode faltar

Aqui ou em qualquer lugar

Todos, dela, vão sempre precisar

A árvore é fonte de abrigo

Dela, somos todos amigos

É uma fonte alimentar

Que todos devem preservar

A árvore é fonte de ar

Que todos necessitamos para respirar

Devemos todos respeitar

Para que nunca possa faltar

É tão lindo ver o sol beijar a flor

Isso mostra que por ela o sol tem amor

E lhe dá muito valor

Pois seus frutos possuem sabor!

A árvore necessita da terra

Para sobreviver na atmosfera

O homem, sem ela, se desespera

E o planeta sem ela se degenera

São as árvores que nos dão sombra

Nos servem de casa quando não temos

É por isso que devemos a ela

Todo o nosso respeito e amor!

És minha amiga particular

Sempre quero junto dela ficar

Nunca sozinha vou te deixar

Pois, é minha irmã e sempre será!

 
Autor: (Reginaldo Francisco de Oliveira e Gilson João)


terça-feira, 3 de setembro de 2013

Visita ao abrigo dos idosos de Gravatá

A porta entre nós e o céu não poderá abrir-se enquanto estiver fechada a que fica entre nós e o próximo”, esta é a primeira mensagem que o visitante se depara quando entra na Casa Beneficente Vicente Soares da Silva e Maria Alice, a Casa dos Velhinhos de Gravatá.

 

Participaram desta visita a Diretora Susana Batista e os Alunos(a) Sandrine Franciele Silva de Andrade 5ª B, Taline de Sousa Cruz 5ª B, Fabrício Gabriel Medeiros da Silva 5ªB, Isabela Cristina da Silva Lemos 5ªC.